Episode 66

full
Published on:

9th Feb 2024

REGULUS - Antidrone Para Proteção Aérea de Perímetros.

Neste conteúdo, faremos um voo sobre a ameaça crescente dos drones maliciosos, apresentando o ANTIDRONE da REGULUS, mais uma solução inovadora e exclusiva, no Brasil, do portifólio da INSPECT.

Saiba mais!



This podcast uses the following third-party services for analysis:

Podkite - https://podkite.com/privacy
Transcript
::

Honoráveis Ouvintes! Sejam muito bem-vindos a mais um episódio do Hextramuros Podcast. Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião. No conteúdo de hoje faremos um voo sobre a ameaça crescente dos drones maliciosos, apresentando mais uma solução inovadora e exclusiva no Brasil do portifólio da Inspect!

::

Drones! Essas pequenas maravilhas voadoras são capazes de nos servir de diversas maneiras, desde um hobby divertido até usos agrícolas. Fica claro que eles são capazes de melhorar o nosso dia a dia pelas inúmeras possibilidades que trouxeram. Porém, o fato de serem acessíveis, facilmente obtidos e controlados, combinado com o potencial destrutivo que possuem, os torna também, uma ameaça séria, pois, à medida que se tornam mais baratos e acessíveis, eles são cada vez mais utilizados para o crime. Sejam atentados, espionagem ou contrabando, os drones são ferramentas capazes para fins nefastos quando utilizados com objetivos ilícitos.

::

Os drones, mesmo os comerciais disponíveis ao grande público, além do uso na espionagem e invasão de privacidade, podem transportar armas e explosivos, atacar infraestruturas sensíveis e contrabandear bens proibidos. Os drones, também, são um grande incômodo para o setor de aviação. Eles podem ser extremamente perturbadores e até perigosos se estiverem perto de aeroportos.

::

Em pesquisas internacionais ao redor do mundo, registradas principalmente a partir do ano de 2021, ocorreram muitos incidentes de ataques de drones ou outras atividades ilegais em diferentes setores. Sejam por ataques a instalações de defesa, marítimas ou prisionais e, até mesmo, atentados a autoridades governamentais usando drones armados, a ameaça está clara!

::

A resposta para essa ameaça é o Regulus! Uma extraordinária revolução no combate a drones maliciosos. Este sistema não apenas protege contra ameaças, como também é mais eficaz, compacto, rápido de implantar e fácil de operar em comparação com outras soluções.

A compreensão do funcionamento do Ring se dá pelo fato de que a tecnologia nele embarcada emprega técnicas avançadas de manipulação GNSS, o sistema global de navegação por satélite. Em vez de bloquear canais ou hackear links de dados, o Regulus usa transmissão de RF inteligente e de baixa potência para assumir o controle efetivo dos drones inimigos sem interferir em outras comunicações.

::

Sua eficácia, já comprovada em cenários de guerra, se destaca diante de outras soluções porque ele vai direto à fonte da dependência dos drones: o GNSS. Ao gerar sinais falsos, ele desorienta e manipula os drones, forçando-os a pousar, desviando sua rota ou até mesmo segurando-os no ar. Ele oferece uma flexibilidade incrível, podendo ser implantado em qualquer lugar, integrado com qualquer sistema e capaz de interromper desde um único drone comercial até um enxame de drones hostis.

::

O Regulus também se destaca quando se trata de detecção. Com um alcance de até 1,5 km, varredura rápida do espectro de rádio frequência e mínimos pontos cegos, ele proporciona uma cobertura mais escalável e eficaz do que qualquer outra solução no mercado.

::

A certeza de que esta solução é muito mais eficaz do que outras soluções de combate a drones advém do fato de que, inicialmente, o REGULUS é totalmente operacional e comprovado em combate real, atingindo o TRL-9, o nível mais alto de maturidade tecnológica! Segundo; sua interface de usuário intuitiva e configuração rápida garantem que qualquer operador possa usá-lo sem dificuldade.

::

De salientar que, em consideração aos regulamentos vinculados à privacidade de dados, o Regulus é totalmente compatível, pois, ele funciona transmitindo, mas não recebendo ou registrando dados de destino. Assim, garante alta precisão, baixo consumo de energia e nenhum dano colateral significativo.

::

As soluções de combate a drones são apresentadas em muitas formas diferentes, mas são divididas em duas categorias principais: As Soluções Hard kill, que envolvem danos físicos ao drone, por meio do uso de lasers para atingi-los, redes para capturá-los, o treinamento de falcões ou armas de projéteis para derrubá-los. As Soluções Soft Kill, por outro lado, concentram-se em desativar a ameaça do drone sem causar danos físicos ao equipamento. Esses métodos também se dividem em duas categorias principais: Interferência ou Jamming, que se concentra em bloquear a comunicação entre o sinal GPS que o drone recebe ou bloquear as comunicações do controlador para o aparelho e Falsificação ou Spoofing, que se caracteriza pela geração de informações falsas para enganar o drone, falsificando os controles ou os sinais de GPS.

::

Embora existam muitos tipos de soluções soft kill, todas elas compartilham vantagens coletivas em relação ao uso de soluções hard kill, pois, por não se tratarem de soluções cinéticas, as soft kill não causam nenhum dano ao drone em si, permitindo que o defensor capture o drone intacto. Isso, por sua vez, permite ao defensor estudar e fazer engenharia reversa do drone.

::

Outra vantagem de usar métodos de soft kill é a capacidade de coletar evidências. O uso de soluções hard kill geralmente resulta na destruição do drone, especialmente quando se trata de derrubadas baseadas em projéteis. O dano físico causado ao drone por métodos de destruição violenta poderia destruir, também, qualquer evidência que o drone carregasse consigo. No entanto, ao usar soluções de soft kill, as evidências ainda podem ser extraídas do equipamento.

::

Bloquear ou falsificar um drone permite que ele pouse com segurança ou faça com que ele vire/altere seu curso de navegação. Os métodos de soft kill oferecem muito mais controle na maneira de derrotar o drone. No caso de métodos hard kill, falta oportunidade de controle. Se um drone for abatido, não há controle sobre onde ele pousará. Um falcão treinado para capturar drones é muito menos obediente do que um drone cujo controle foi sequestrado. As soluções de eliminação suave permitem uma resposta mais controlada. Além disso, as soluções de destruição suave e controlada oferecem redução drástica do risco de danos colaterais ao derrubar o drone. Em alguns casos, o objetivo pode ser, simplesmente, mantê-los fora de um determinado parâmetro. As soluções soft kill, tal como o REGULUS RING são perfeitas, também, para casos como estes.

::

No cenário atual, no qual verificamos registros da utilização de drones para atividades criminosas, ataques terroristas e até mesmo guerras, a necessidade de soluções como o Regulus é mais evidente do que nunca!

Faça contato, acessando o website www.inspect.inf.br e solicite mais informações sobre esta exclusiva ferramenta!

::

Honoráveis Ouvintes! Este foi mais um episódio do Hextramuros Podcast! sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião.

No conteúdo de hoje tivemos um sobrevoo sobre a solução antidrones da Régulus.

Quer saber mais sobre este programa?

::

Acesse www.hextramurospodcast.com e compartilhe nosso propósito. Será um prazer ter a sua colaboração!

Pela sua audiência, muito obrigado e até a próxima!

Show artwork for Hextramuros Podcast

About the Podcast

Hextramuros Podcast
Vozes conectando propósitos, valores e soluções.
Ambiente para narrativas, diálogos e entrevistas com operadores, pensadores e gestores de instituições de segurança pública, no intuito de estabelecer e/ou ampliar a conexão com os fornecedores de soluções, produtos e serviços direcionados à área.
Trata-se, também, de espaço em que este subscritor, lastreado na vivência profissional e experiência amealhada nas jornadas no serviço público, busca conduzir (re)encontros, promover ideias e construir cenários para a aproximação entre a academia, a indústria e as forças de segurança.

About your host

Profile picture for Washington Clark Santos

Washington Clark Santos

Produtor e Anfitrião.
Foi servidor público do estado de Minas Gerais entre 1984 e 1988, atuando como Soldado da Polícia Militar e Detetive da Polícia Civil.
Como Agente de Polícia Federal, foi lotado no Mato Grosso e em Minas Gerais, entre 1988 e 2005, ano em que tomou posse como Delegado de Polícia Federal, cargo no qual foi lotado em Mato Grosso - DELINST -, Distrito Federal - SEEC/ANP -, e MG.
Cedido ao Ministério da Justiça, foi Diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande/MS, de 2009 a 2011, Coordenador Geral de Inteligência Penitenciária, do Sistema Penitenciário Federal, de 2011 a 2013.
Atuou como Coordenador Geral de Tecnologia da Informação da PF, entre 2013 e 2015, ano em que retornou para a Superintendência Regional em Minas Gerais, se aposentando em fevereiro de 2016. No mesmo ano, iniciou jornada na Subsecretaria de Segurança Prisional, na SEAP/MG, onde permaneceu até janeiro de 2019, ano em que assumiu a Diretoria de Inteligência Penitenciária do DEPEN/MJSP. De novembro de 2020 a setembro de 2022, cumpriu missão na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, no Ministério da Economia e, posteriormente, no Ministério do Trabalho e Previdência.
A partir de janeiro de 2023, atua na iniciativa privada, como consultor e assessor empresarial, nos segmentos de Inteligência, Segurança Pública e Tecnologia.