Episode 64

full
Published on:

26th Jan 2024

VIDEOMA INTELION - Análise de Vídeo, Áudio e Imagens de IA para Soluções de Segurança.

Neste conteúdo, conheça funcionalidades da VIDEOMA INTELLION, desenvolvida pela ISID , uma empresa pioneira, dedicada a revolucionar o domínio do software de gerenciamento e análise de conteúdo multimídia, capaz de extrair informações acionáveis ​​de gravações e analisar grandes quantidades de arquivos de áudio em qualquer plataforma OSINT ou Big Data!

Saiba mais!



This podcast uses the following third-party services for analysis:

Podkite - https://podkite.com/privacy
Transcript

Honoráveis Ouvintes!

Sejam muito bem-vindos a mais um episódio do Hextramuros Podcast! Sou Washington clark dos Santos, seu anfitrião! No conteúdo de hoje, vamos explorar as funcionalidades de uma ferramenta desenvolvida para economizar tempo e otimizar recursos, nas mais diversas situações enfrentadas por administrações e entidades públicas, departamentos de imprensa, centros de ensino e treinamento, órgãos de Segurança Pública e da Execução Penal, dentre outros.

Desenvolvido pela ISID , uma empresa pioneira dedicada a revolucionar o domínio do software de gerenciamento e análise de conteúdo multimídia, o Videoma Intelion é um analisador de vídeo e áudio para aplicação da lei, agências governamentais e de inteligência e outras organizações públicas ou privadas, que reduz os tempos de investigação e análise a uma fração do habitual, automatizando as tarefas de revisão e documentação de vídeo, áudio e imagens geradas em operações de vigilância, gravações ou análise de redes sociais, podendo funcionar como ferramenta de análise forense de vídeo ou em investigações em andamento.

Intelion é uma plataforma de análise de Inteligência Artificial que pode ser integrada a qualquer Sistema de Gerenciamento de Vídeo ou funcionar de forma autônoma, processando arquivos de vídeo, câmeras de vigilância ao vivo, transmissões de TV e rádio ao vivo ou conteúdo de plataformas online, de forma massiva e autônoma. A tecnologia nele embarcada aplica analisadores avançados baseados em Inteligência Artificial para classificar automaticamente todas essas informações e localizar alvos, rostos, objetos e qualquer outra informação quase em tempo real.

Atualmente, como desafio dos tempos modernos, ocorrem situações em que volume massivo de gravações deve ser analisado para, oportunamente, dele emergirem informações específicas, sejam de interesse forense, criminal ou de inteligência, por exemplo.

Tal tarefa, manualmente, é impossível em muitos casos, devido à quantidade de material a analisar, além da possibilidade das gravações se apresentarem em um idioma desconhecido, impedindo a imediata compreensão e requerendo a intervenção de tradutor. Como ingrediente dificultador, a maioria dos sistemas para análises em fontes abertas (OSINT) ou de análise de Big Data não podem processar arquivos de áudio diretamente para extrair deles informações relevantes.

A Intelion ultrapassa esses obstáculos, fornecendo uma plataforma capaz de analisar grandes quantidades de arquivos de áudio de maneira autônoma, extraindo deles metadados acionáveis e retornando essas informações para qualquer sistema que as exija ou diretamente ao usuário.

O Intelion se conecta a qualquer data lake ou repositório de mídia do cliente e seu sistema de Gerenciamento de Ativos Digitais, Big Data ou OSINT, fornecendo vários recursos de análise para obter inteligência de todos os arquivos de áudio acumulados. Com seus múltiplos analisadores de IA, tais como, Fala para Texto, Identificador de Falante, impressão digital de áudio, etc, a plataforma converte arquivos de mídia não estruturados em dados estruturados, fáceis de analisar e processar com sistemas de terceiros. Além disso, fornece meios para explorar todos os dados por meio de diferentes plug-ins, facilitando a mineração de dados de ativos de mídia.

Videoma Intelion pode analisar grandes quantidades de arquivos de áudio automaticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, aplicando IA para encontrar impressões digitais de áudio, identificar locutores ou pesquisar palavras específicas em centenas de horas de gravações, transcrever tudo para texto e traduzi-lo de qualquer idioma para o seu, em apenas alguns minutos, operando de forma autônoma, eliminando a necessidade de agentes em vigilância permanente e minimizando a intervenção humana apenas para os casos em que determinado alvo é detectado, funcionalidade esta que representa o empenho de menos recursos e mantém os operadores e analistas realizando trabalhos de alto valor, em vez de ouvir gravações desgastantes e intermináveis em busca de informações.

O INTELION permite a ingestão massiva de conteúdo audiovisual, resultando em captura, unificação e transcrição em massa automatizada de qualquer fonte e formato multimídia digital ou online e, os resultados, mesmo obtidos de diversos sistemas integrados são exibidos em uma única interface, abrangente e de forma centralizada.

Para a difusão da informação, o Intelion permite realizar buscas, gerar relatórios ou enviar alarmes com base em diversos critérios definidos pelo analista e, no caso da detecção de algo relevante nas gravações em análise, ele pode configurar a ferramenta para ser notificado imediatamente, por um alarme, em seu smartfone.

A ferramenta gera relatórios completos sobre o que foi encontrado pelos analisadores nos arquivos de áudio fornecidos, os quais podem ser integrados diretamente ao caso investigado.

Completa e eficientemente ESCALÁVEL, o Intelion pode ser facilmente dimensionado com a carga e nível de trabalho atual do cliente, proporcionando a agilidade e flexibilidade necessárias para resolver qualquer caso, inclusive por meio da análise de vigilância automática, na qual é possível a marcação de conteúdo, detecção e classificação de objetos, leitura de placas de veículos, identificação facial e de voz, Reconhecimento de Caracteres Óticos, transcrição de áudio para texto, impressão digital de áudio e detecção de palavras. Tudo isso se traduz em automação, funcionalidade pela qual todos os processos analíticos podem ser configurados individualmente para cada finalidade, caso ou lote de arquivos, visando a otimização de recursos.

Ressaltando que a solução disponibiliza uma API que permite a integração de aplicativos de terceiros à plataforma e, assim, troquem dados e controlem processos, a Intelion usa um Analytics Bus como eixo central para aplicar todos os analisadores de IA aos arquivos de áudio. Isto permite não apenas adicionar qualquer número de analisadores à cadeia de análise, mas também definir uma lógica analítica avançada. A sequência de processamento do Intelion Analytics Bus pode ser programada individualmente através do gráfico de automação do Gerenciamento de Processo de Negócio para cada cenário de utilização ou até mesmo atribuições individuais.

O Intelion pode funcionar “On Premise”, ou seja, no local, completamente isolado do exterior. Outras implantações, como híbrida ou em nuvem segura estão disponíveis e, por ser modular, todos os analisadores podem ser adicionados ou alterados com trocas “a quente”, sem interromper a plataforma e colocados em uso imediatamente. Os resultados, unificados, são apresentados em uma única tela de controle.

Intelion não é apenas um analisador, é uma plataforma completa para ajudar corporações a solucionarem suas necessidades. Sua facilidade de uso via dispositivos móveis permite, também, iniciar pesquisas de qualquer lugar e receber resultados ou alertas diretamente no smartphone do usuário.

Com o Intelion, é possível às agências de lei encontrar informações mais rapidamente graças às funções avançadas de análise de áudio, principalmente, para a análise de gravações de vigilância ou interceptações de comunicações, nas quais o analista policial pode, dentre outras, aplicar Speaker ID, que é capaz de identificar palestrantes individuais em uma conversa e associar o que é dito por cada um para identificar pessoas, bem como fala para texto, que transforma a palavra falada em texto editável e pesquisável e é capaz de detectar alterações no idioma falado para obter uma transcrição completa de todas as conversas, além de uma tradução opcional, caso não estejam em sua língua materna, a impressão digital de áudio, usada para localizar um determinado som (um evento) dentro de um arquivo de áudio mais longo, em qualquer padrão sonoro e, também, a pesquisa por palavra-chave, capaz de encontrar qualquer palavra ou frase no texto transcrito de qualquer gravação para construir as evidências necessárias ao caso. Os analisadores da Intelion, além de robustos, são imunes a ruídos e podem compreender até mesmo áudio de baixa qualidade.

Na análise de fontes abertas, a Intelion fornece os analisadores necessários para entender arquivos de áudio não estruturados provenientes de fontes OSINT, como a web, redes sociais ou similares. Em função da sua capacidade de ingerir grandes quantidades de arquivos, a plataforma pode retornar os metadados resultantes de grandes conjuntos de dados para o sistema OSINT processar posteriormente, ou até mesmo aplicar regras e filtros às informações.

No caso de análise de dados, o Intelion ingere e analisa os arquivos de mídia necessários e retorna informações de metadados com os resultados de todos os analisadores aplicados ao sistema original, para análise posterior. A plataforma também oferece plugins adicionais para exploração do conteúdo, como um Media Player incorporável, por exemplo.

A Plataforma Intelion pode registrar, analisar e armazenar todas as oitivas realizadas no curso de um inquérito policial para transcrição e tradução, possibilitando a consulta das gravações no futuro ou durante uma investigação, sendo muito útil, também, para acompanhamento da comunicação de tráfego aéreo, tendo em vista que as comunicações das Torres de Controle são sempre gravadas por motivos de segurança e por imperativos legais, sendo possível a análise completa e o encontro de certas palavras-chave, identificadores de falantes ou certos padrões sonoros, mantendo o registro completo de todas as transcrições em caso de investigações, o que pode ocorrer, também, na obtenção de transcrições completas de todas as conversas das centrais de atendimento de emergência, para registros históricos, fins legais ou como ferramenta em investigações decorrentes de determinadas ligações, com todas as informações armazenadas em um só lugar.

Pronta para o futuro, a Intelion faz uso extensivo dos mais recentes avanços tecnológicos para garantir a compatibilidade futura e utiliza novas técnicas de investigação à medida que se tornam disponíveis.

Videoma Intelion, da ISID, é mais uma solução distribuída com exclusividade no Brasil pela Inspect Inteligência e Tecnologia. Solicite e reserve uma demonstração pelo website www.inspect.inf.br!

Honoráveis Ouvintes! Este foi mais um episódio do Hextramuros Podcast! Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião! Quer saber mais sobre este conteúdo? Acesse www.hextramurospodcast.com! (H)! Inscreva-se e compartilhe nosso propósito!

Será um prazer ter a sua colaboração! Pela sua audiência, muito obrigado e até a próxima!

Show artwork for Hextramuros Podcast

About the Podcast

Hextramuros Podcast
Vozes conectando propósitos, valores e soluções.
Ambiente para narrativas, diálogos e entrevistas com operadores, pensadores e gestores de instituições de segurança pública, no intuito de estabelecer e/ou ampliar a conexão com os fornecedores de soluções, produtos e serviços direcionados à área.
Trata-se, também, de espaço em que este subscritor, lastreado na vivência profissional e experiência amealhada nas jornadas no serviço público, busca conduzir (re)encontros, promover ideias e construir cenários para a aproximação entre a academia, a indústria e as forças de segurança.

About your host

Profile picture for Washington Clark Santos

Washington Clark Santos

Produtor e Anfitrião.
Foi servidor público do estado de Minas Gerais entre 1984 e 1988, atuando como Soldado da Polícia Militar e Detetive da Polícia Civil.
Como Agente de Polícia Federal, foi lotado no Mato Grosso e em Minas Gerais, entre 1988 e 2005, ano em que tomou posse como Delegado de Polícia Federal, cargo no qual foi lotado em Mato Grosso - DELINST -, Distrito Federal - SEEC/ANP -, e MG.
Cedido ao Ministério da Justiça, foi Diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande/MS, de 2009 a 2011, Coordenador Geral de Inteligência Penitenciária, do Sistema Penitenciário Federal, de 2011 a 2013.
Atuou como Coordenador Geral de Tecnologia da Informação da PF, entre 2013 e 2015, ano em que retornou para a Superintendência Regional em Minas Gerais, se aposentando em fevereiro de 2016. No mesmo ano, iniciou jornada na Subsecretaria de Segurança Prisional, na SEAP/MG, onde permaneceu até janeiro de 2019, ano em que assumiu a Diretoria de Inteligência Penitenciária do DEPEN/MJSP. De novembro de 2020 a setembro de 2022, cumpriu missão na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, no Ministério da Economia e, posteriormente, no Ministério do Trabalho e Previdência.
A partir de janeiro de 2023, atua na iniciativa privada, como consultor e assessor empresarial, nos segmentos de Inteligência, Segurança Pública e Tecnologia.