Episode 95

full
Published on:

30th Aug 2024

CRIPTOMOEDAS: CONSTRUINDO CONFIANÇA NO BLOCKCHAIN COM A PLATAFORMA CHAINALYSIS.

Em mais um capítulo da série comemorativa do primeiro aniversário da INSPECT, JOEBSON FONTES, Gerente de Contas da empresa é o entrevistado, respondendo sobre as funcionalidades da Plataforma CHAINALYSIS e a contribuição desta para o combate a fraudes e crimes financeiros no universo de criptoativos.

Saiba mais!



This podcast uses the following third-party services for analysis:

Podkite - https://podkite.com/privacy
Transcript

Washington Clark dos Santos:

Honoráveis Ouvintes! Sejam muito bem-vindos a mais um episódio do Hextramuros! Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião! No conteúdo de hoje, o quarto capítulo da série comemorativa pelos 12 meses de atividades da Inspect, uma empresa de soluções investigativas e de inteligência compromissada com o cuidado e a segurança das pessoas. Neste episódio, tenho a satisfação de conversar com Joebson Fontes, gerente de contas da Inspect, com o qual vamos explorar funcionalidades da plataforma Chainalysis, uma ferramenta essencial no combate às fraudes e à criminalidade financeira. Joebson; dando-lhe as boas-vindas e agradecendo pela sua participação, você poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional até chegar à Inspect?

Joebson Fontes:

Caros ouvintes, meu nome é Joebson Fontes, tenho 50 anos de idade, sou administrador de empresas, especialista em engenharia de redes e sistemas de telecomunicações, com MBA em gerenciamento de projetos e, constantemente, busco o aperfeiçoamento, claro que, através de cursos e certificações nas áreas de Inteligência, TI e vendas. Tenho 28 anos de experiência em telecomunicações, vendas e soluções para grandes e médias empresas, tanto no mercado privado e governo, soluções tecnológicas que impulsionaram o negócio de muitas empresas, sempre com qualidade e responsabilidade. Muitos desses projetos foram realizados em parceria com grandes operadores, onde fui um dos responsáveis pela implantação de vários programas de canais indiretos. Através do relacionamento com o setor público, fui convidado pela Inspect para ser responsável pelo atendimento regional às principais forças da lei do nosso país, mantendo constantemente relacionamento com as principais autoridades estaduais e federais, sempre com o objetivo de levar as melhores soluções de inteligência.

Washington Clark dos Santos:

Pode nos explicar o que é a plataforma Chainalysis e quais são suas principais funcionalidades?

Joebson Fontes:

A Chainalysis é a solução de investigação para rastrear o fluxo de fundos de forma que os investigadores identifiquem e desencorajem malfeitores que usam criptomoedas para atividades ilícitas. A Chainalysis combina uma interface intuitiva com funções flexíveis de visualização, rastreamento, investigação e monitoramento das atividades ilícitas com criptomoedas. É uma ferramenta que traduz transações do blockchain em interações reais e compreensíveis. Ela transforma transações entre uma série de endereços aleatórios em interações entre entidades do mundo real, gerando alertas sobre potenciais casos de fraude ou violação.

Washington Clark dos Santos:

Quais são os benefícios mais relevantes que a Chainalysis oferece para os segmentos públicos na detecção e neutralização de ameaças relacionadas a criptomoedas?

Joebson Fontes:

Falarei de quatro pilares da Chainalysis para a neutralização de ameaças. O primeiro deles é preparar seu órgão: aprofunde o conhecimento e as habilidades em cripto da sua equipe com treinamentos e certificações abrangentes disponíveis no seu idioma. O segundo é perseguir redes criminosas: identifique pistas úteis, analise padrões complexos e vincule atividades de cripto ilícitas a identidades do mundo real para uma ação decisiva. O terceiro é prevenir atividades ilícitas: detecte e interrompa rapidamente atividades criminosas com uma intervenção imediata, a fim de evitar crimes antes que eles se materializem e progridam. E por fim, proteger comunidades e ativos: fortaleça a capacidade do seu órgão de defender as comunidades e proteger os ativos dos cidadãos contra ameaças crescentes do crime envolvendo criptomoedas.

Washington Clark dos Santos:

Quais são os desafios mais comuns que as organizações enfrentam ao lidar com crimes relacionados a criptomoedas e como a Chainalysis ajuda a superá-los?

Joebson Fontes:

Os crimes com criptomoeda atingem o nível mais alto de todos os tempos! São mais de 20 bilhões enviados, roubados e lavados. Os crimes envolvendo criptomoeda são um desafio global crescente que exige uma resposta urgente e eficaz das autoridades policiais. A natureza imutável e transparente do blockchain dá aos investigadores uma vantagem distinta para seguir o dinheiro e vincular de maneira precisa as transações de cripto a entidades do mundo real. Com a análise do blockchain, as agências obtêm informações relevantes para solucionar a crise de cripto de forma eficiente e eficaz e proteger as comunidades que atendem. A Chainalysis é a líder de inteligência de blockchain, facilitando a conexão do movimento de ativos digitais a serviço do mundo real. As organizações podem rastrear atividades ilícitas, gerenciar a exposição de risco e desenvolver soluções de mercado inovadoras com informações relevantes sobre os clientes. Nossa missão é criar confiança em blockchains e capacitar um futuro pro cripto, combinando segurança e proteção com um compromisso inabalável com crescimento e a inovação.

Washington Clark dos Santos:

Poderia nos dar um exemplo de caso de sucesso em que a Chainalysis ajudou a solucionar um crime ou neutralizar uma ameaça no setor público?

Joebson Fontes:

Recentemente tivemos um episódio no Brasil e na Argentina, em que um alvo enviou centenas, aliás, milhares de mensagens, correios e e-mails para pessoas no Brasil e na Argentina, dizendo que estava em poder de vídeos e conteúdos íntimos de uma forma em geral e, para não divulgar esse suposto conteúdo, aliás, que nunca existiu, ele pedia a quantia de 500 dólares em bitcoins e o endereço de sua carteira que eram enviados no email que eram enviados para suas vítimas. Por isso, muitas pessoas foram lesadas. Com o tempo, elas buscaram as forças policiais para abrir uma queixa ou boletim de ocorrência. Essas vítimas foram lesadas tanto no Brasil e na Argentina. A força da lei dos dois países solicitou apoio à Chainalysis que, neste momento, iniciou uma investigação nos endereços de bitcoins e foram identificados uma série de pagamentos realizados por essas vítimas, onde conseguimos identificar onde esse alvo trocava os bitcoins de dólares e reais. Assim, foi possível identificar quais exchanges que o criminoso utilizava e enviava esses recursos. Essas informações foram passadas para as duas forças da lei, tanto no Brasil quanto na Argentina. Porém, a força da lei que teve êxito foi a brasileira, que identificou o meliante e, com essas informações apuradas, foi deflagrada uma operação para prendê-lo. Hoje ele está preso. A polícia está em posse de computadores que foram capturados, carteira de criptoativos, e tenta acessar esses recursos para devolver às vítimas que foram lesadas por esse meliante.

Washington Clark dos Santos:

Como a Chainalysis ajuda as empresas privadas a identificar e prevenir atividades ilícitas envolvendo criptomoedas?

Joebson Fontes:

A Chainalysis tem em seu portfólio uma solução de monitoramento de transações em criptoativos, onde é possível indicar qualquer empresa, exchange ou bancos que estejam transacionando criptos ou tenham qualquer tipo de exposição no mercado de criptos. Nossa solução pode analisar as transações e identificar alguma ilegalidade, ou seja, se uma empresa privada receber algum depósito de criptoativos em sua carteira, podemos identificar a origem desse recurso, se são lícitos ou uma atividade ilícita ou se têm algum envolvimento no mercado de DarkNet, com alguma entidade que financia o terrorismo ou até mesmo que vende dados roubados. Enfim, que tenha alguma ilegalidade na origem desse recurso. Neste caso, a Chainalysis pode emitir alertas e apoiar na tomada de decisões, protegendo assim os consumidores. Temos também o "Market Intel" da Chainalysis, que dá acesso a dados em tempo real sobre transações em criptomoeda, bem como informações sobre a saúde e o crescimento do mercado de ativos digitais. O "Market Intel" oferece métricas diárias sobre negociações de criptomoedas, oferta, procura, geração e risco e potencial de criptografia. Com nosso conjunto de dados exclusivos, oferecemos uma descrição completa do uso real de criptomoedas. As organizações têm dados necessários para tomar decisões em segurança e investimento.

Washington Clark dos Santos:

Você pode explicar como a inteligência de blockchain da Chainalysis funciona e como ela é capaz de rastrear transações suspeitas?

Joebson Fontes:

O aspecto inovador de criptomoedas, caracterizado por sua natureza descentralizada e pseudônima, é atraente não apenas para usuários legítimos, mas também para indivíduos com intenções maliciosas. A Chainalysis oferece uma solução para localizar informações "On Chain" na era do Web 3, integrando e analisando os dados brutos do blockchain, inteligência de código aberto e informações da nossa ampla rede de clientes. Essas entradas, processadas por meio de "pipelines" de dados avançados, criam um gráfico de conhecimento que vincula automaticamente as atividades de cripto ilícitas às pessoas e organizações do mundo real, identificando entidades e atividades e relacionamentos com essas operadoras.

Washington Clark dos Santos:

Pode nos contextualizar acerca das disponibilidades da Chainalysis em propiciar treinamentos, capacitando analistas e desmistificando conceitos sobre o tema?

Joebson Fontes:

As certificações da Chainalysis atendem à indústria reguladora e às aplicações da lei, combinando treinamento especializado acessível com exames baseados em objetivos. Para se tornar um profissional certificado com fundamentos criptográficos, temos um programa de treinamento especializado para atender ao cenário de risco e regulamentação, com suporte para francês, alemão, hebraico, japonês, coreano, português e espanhol. As certificações de produtos estão disponíveis apenas para clientes conectados com o produto ativo ou com licença exclusiva da Academy. A Chainalysis Academy traz o poder de nossas soluções de compliance e investigação, e todos os materiais da Chainalysis Academy são protegidos pelas leis de propriedade intelectual aplicáveis.

Washington Clark dos Santos:

Caminhando para o final de nossa conversa, Joebson, agradeço a tua colaboração e, nessa vitoriosa jornada de 12 meses da Inspect, com a alegria de tê-lo conhecido, desejo muito sucesso nas suas atividades e deixo este espaço para suas considerações finais. Até breve!

Joebson Fontes:

Caros ouvintes; espero que tenham aproveitado as discussões e insights apresentados. As criptomoedas continuam a mudar o futuro das finanças, oferecendo oportunidades e desafios únicos. Neste episódio, exploramos não apenas as últimas novidades e tendências do mercado, mas também o quanto ele é perigoso e vulnerável. Citamos exemplos de pessoas e empresas que foram lesadas por malfeitores que utilizam o mercado de criptoativos para cometer crimes. A Chainalysis traz inovações tecnológicas, apoia empresas privadas e o governo, aplica e divulga ações regulatórias que cercam esse universo em constante evolução. A diversidade de opiniões e as análises profundas fornecem uma base sólida para qualquer interessado em se aprofundar no mundo das criptomoedas. Muito obrigado! Fica aqui o meu compromisso, em nome da Inspect, de fazer o melhor! Vou deixar também para contatos o meu e-mail, que é joebson.fontes@inspect.inf.br. Abraço!

Washington Clark dos Santos:

Honoráveis ouvintes! Este foi mais um episódio do Hextramuros! Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião! No conteúdo de hoje, na sequência da série comemorativa pelos 12 meses de atividades da Inspect, uma empresa de soluções investigativas e de inteligência comprometida com o cuidado e a segurança das pessoas, conversei com o gerente de contas da Inspect, Joebson Fontes, esclarecendo sobre as funcionalidades da Chainalysis e como esta plataforma está auxiliando entidades governamentais e privadas a combater fraudes e crimes financeiros. Quer saber mais sobre este conteúdo? Acesse www.hextramurospodcast.com! Inscreva-se e compartilhe nosso propósito! Será um prazer ter a sua colaboração! Pela sua audiência, muito obrigado e até a próxima!

Show artwork for Hextramuros Podcast

About the Podcast

Hextramuros Podcast
Vozes conectando propósitos, valores e soluções.
Ambiente para narrativas, diálogos e entrevistas com operadores, pensadores e gestores de instituições de segurança pública, no intuito de estabelecer e/ou ampliar a conexão com os fornecedores de soluções, produtos e serviços direcionados à área.
Trata-se, também, de espaço em que este subscritor, lastreado na vivência profissional e experiência amealhada nas jornadas no serviço público, busca conduzir (re)encontros, promover ideias e construir cenários para a aproximação entre a academia, a indústria e as forças de segurança.

About your host

Profile picture for Washington Clark Santos

Washington Clark Santos

Produtor e Anfitrião.
Foi servidor público do estado de Minas Gerais entre 1984 e 1988, atuando como Soldado da Polícia Militar e Detetive da Polícia Civil.
Como Agente de Polícia Federal, foi lotado no Mato Grosso e em Minas Gerais, entre 1988 e 2005, ano em que tomou posse como Delegado de Polícia Federal, cargo no qual foi lotado em Mato Grosso - DELINST -, Distrito Federal - SEEC/ANP -, e MG.
Cedido ao Ministério da Justiça, foi Diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande/MS, de 2009 a 2011, Coordenador Geral de Inteligência Penitenciária, do Sistema Penitenciário Federal, de 2011 a 2013.
Atuou como Coordenador Geral de Tecnologia da Informação da PF, entre 2013 e 2015, ano em que retornou para a Superintendência Regional em Minas Gerais, se aposentando em fevereiro de 2016. No mesmo ano, iniciou jornada na Subsecretaria de Segurança Prisional, na SEAP/MG, onde permaneceu até janeiro de 2019, ano em que assumiu a Diretoria de Inteligência Penitenciária do DEPEN/MJSP. De novembro de 2020 a setembro de 2022, cumpriu missão na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, no Ministério da Economia e, posteriormente, no Ministério do Trabalho e Previdência.
A partir de janeiro de 2023, atua na iniciativa privada, como consultor e assessor empresarial, nos segmentos de Inteligência, Segurança Pública e Tecnologia.