Episode 89

full
Published on:

19th Jul 2024

SPECTRA-OPPSCIENCE: CONHECIMENTO INCOMPARÁVEL!

SPECTRA, da OPPSCIENCE, distribuida com exclusividade no Brasil pela INSPECT, é uma inovadora solução de fusionamento de dados, projetada para economizar o tempo dos usuários e capaz de converter informações de dados estruturados e não estruturados, agilmente, em conhecimentos úteis, graças ao uso de Inteligência Artificial e processamento de linguagem natural.

Saiba mais!



This podcast uses the following third-party services for analysis:

Podkite - https://podkite.com/privacy
Transcript

(Anfitrião):

Honoráveis ouvintes! sejam muito bem-vindos a mais um episódio do Hextramuros. Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião! No conteúdo de hoje, sob o patrocínio da INSPECT, uma empresa especializada em fornecer soluções para embasar tomadas de decisões mais ágeis e precisas, temos um episódio especial que promete enriquecer sua compreensão sobre os avanços das soluções tecnológicas para o processamento ágil e inteligente de grandes quantidades de dados! Vamos explorar as potencialidades da plataforma SPECTRA, uma ferramenta inovadora, desenvolvida pela OPPSCIENCE projetada especialmente para economizar o tempo dos usuários, proporcionando melhores experiências de tomada de decisão para as tarefas diárias. Fundada com a missão de transformar dados em conhecimento útil, a OPPSCIENCE se destaca por sua capacidade de converter informações de dados não estruturados em insights valiosos graças ao uso de inteligência artificial e processamento de linguagem natural. Produzidas por Arnaud Besnier, Gerente de Vendas para a América Latina, as respostas foram luxuosamente traduzidas e vocalizadas por Lucia Shein, Vice-presidente de Marketing e Comunicações, aos quais agradeço a gentileza e a colaboração.

Caríssimos! Como o SPECTRA se destaca em relação a outras soluções de processamento de dados disponíveis no mercado e quais os benefícios que os usuários podem esperar ao utilizar a solução em suas operações diárias?

(Convidado):

Ao contrário de outros principais pacotes de software de análise forense ou criminal, como o i2, Cellebrite, Pathfinder etc., o SPECTRA se destaca por ser capaz de processar dados não estruturados, além dos estruturados! Gerenciamos o conteúdo de Big Data em infraestruturas técnicas de formas ágeis, por exemplo, terabyte ou petabyte. A interface do SPECTRA é intuitiva e pode ser usada por investigadores e especialistas. As ontologias são específicas para investigações criminais complexas e a facilidade de acesso às informações do SPECTRA, a torna indispensável para os órgãos dedicados à força da lei. Isso permite a integração de todos os sistemas a partir de um único ponto de acesso! Isso, porque o SPECTRA é o resultado de uma colaboração entre o setor privado, representado pela OPPSCIENCE, e o setor público, incluindo a polícia francesa e outras administrações, que fornecem feedbacks e conhecimento para tornar o software mais intuitivo para os agentes de segurança. Essa solução personalizada também será utilizada pela Polícia Nacional Francesa durante os Jogos Olímpicos deste ano em Paris.

(Anfitrião):

Podes explicar como a ferramenta realiza o enriquecimento de conhecimento a partir de dados estruturados e não estruturados, abordando também como a inteligência artificial e o processamento de linguagem natural são integrados ao SPECTRA, para fornecer insights adicionais aos usuários?

(Convidado):

O SPECTRA, enriquece o conhecimento usando inteligência artificial e processamento de linguagem natural em várias etapas. A primeira é a coleta de dados. O SPECTRA, aproveita uma vasta quantidade de dados analisados por investigadores e analistas através de seus módulos cognitivos. Esses dados são localizados em dois principais locais. A primeira, são os dados externos, coletados em cenas de crimes pelos investigadores, incluindo dados forenses digitais de discos rígidos e telefones celulares. Também, tem os dados de OSINT e dados da Deep e Dark Web. Esses dados, coletados em formatos brutos como XML, são indexados e explorados pela inteligência artificial do SPECTRA! Uma nota importante a saber é que o SPECTRA não foi projetado para extrair ou contornar as senhas, mas, sim, para utilizar, analisar e formatar os dados coletados! A segunda etapa é a identificação e extração dos dados recuperados, qual seja o seu formato: imagem, áudio, texto, coordenadas, vídeo ou biometria. A terceira etapa é o modelo unificado de conhecimento. O software organiza e relaciona informações no contexto, criando uma visão completa e revelando a importância de cada detalhe. A quarta etapa é o processo automatizado, permitindo achar pistas, rapidamente, durante as investigações no combate contra o crime. A quinta é a interface intuitiva. Uma interface amigável para agentes da lei, com ferramentas como linha do tempo, gráficos e perfis 360 graus de casos. Assim, o SPECTRA, oferece uma solução eficiente para enriquecimento de conhecimento e tomada de decisão em operações de segurança e de inteligência.

(Anfitrião):

Como o SPECTRA, garante a segurança dos dados dos usuários enquanto fornece acesso às informações necessárias e como os recursos de pesquisa pioneiros da ferramenta beneficiam os analistas?

(Convidado):

O SPECTRA, garante a segurança dos dados e do acesso às informações de várias maneiras. A primeira é a infraestrutura local, on premise, ou seja, o programa é instalado localmente. Então, os dados permanecem dentro da infraestrutura de segurança da organização. O SPECTRA não precisa de uma conexão à internet para funcionar! É totalmente independente da internet! A segunda é a confidencialidade e controle de acesso. O sistema utiliza autenticação única - o SSO - e controla os acessos baseados em atributos – o ABAC -. Isso significa que apenas pessoas com o direito de conhecer têm acesso, utilizando listas de controle de acesso específicas (ACL). A terceira é a rastreabilidade das fontes de informações. O SPECTRA, mantém a rastreabilidade das informações com o data lineage e a cadeia de custódia, registrando o histórico de todas as ações. Isso permite que qualquer informação extraída seja rastreada e apresentada de forma confiável às autoridades legais. O quarto são os recursos de pesquisas avançados que o SPECTRA oferece. São ferramentas pioneiras que facilitam o acesso rápido e eficiente das informações. Com visualizações gráficas e históricos detalhados, os agentes da lei navegam intuitivamente pelos elementos do caso particular, obtendo insights valiosos para investigações. Dessa forma, o SPECTRA não apenas protege os dados confidenciais, mas, também, aprimora a capacidade de pesquisa e análise, fornecendo um ambiente seguro e eficiente para a tomada de decisões.

(Anfitrião):

De que maneira o SPECTRA, funciona com a geolocalização de informações e como isso pode ser útil para os operadores?

(Convidado):

O SPECTRA utiliza a geolocalização de informações de várias maneiras, para beneficiar os operadores! Uma delas é a integração de diversos tipos de dados geográficos. Ele processa textos, endereços, coordenadas militares e metadados para identificar informações geográficas relevantes. E, também, oferece uma visualização geoespacial global que mostra de forma clara onde e quando os eventos ocorreram, seu contexto e seu significado, ajudando os operadores a entenderem a localização e a cronologia dos eventos. E tudo isso se mostra numa interface intuitiva que não exige conhecimento técnico avançado, permitindo que os operadores acessem e utilizem informações de geolocalização de maneira fácil e eficiente. Com essas capacidades, o SPECTRA, ajuda os operadores a obter insights valiosos sobre a localização dos eventos.

(Anfitrião):

Como se dá a obtenção de uma visão clara das pesquisas e análises realizadas pelos usuários da solução e de que forma o SPECTRA, pode ser integrado aos sistemas existentes de uma organização?

(Convidado):

Para oferecer uma visão clara e detalhada das pesquisas e análises, o SPECTRA, fornece as seguintes ferramentas: criação de dossiês dedicados que organizam dados como PDFs, relatórios, emails, documentos Word e imagens JPEG em uma visualização completa do caso. A segunda, é a sugestão de informações complementares que identificam dados que podem revelar novas pistas para investigações. O SPECTRA é, também, uma plataforma aberta e de multi-inteligência que integra inteligências artificiais avançadas, especialmente em processamento de linguagem natural! Ele indexa todos os tipos de dados sem substituir as tecnologias existentes, facilitando a integração e melhorando a capacidade de investigação e análise de uma organização.

(Anfitrião):

Que tipo de funcionalidade específica o SPECTRA oferece para a colaboração entre membros de uma equipe? De que maneira tais funcionalidades influenciam na agilização e eficiência na análise de dados?

(Convidado):

O programa também oferece a funcionalidade de criar espaços de trabalho compartilhados como, por exemplo, pastas com um, dois ou vinte investigadores trabalhando juntos na mesma investigação, de acordo com a complexidade do caso. Isso permite que as equipes de investigação compartilhem dados de trabalho através de “arrastar e soltar”, por exemplo. Essas funcionalidades facilitam a execução rápida e a comunicação clara durante a análise de dados forenses com o SPECTRA.

(Anfitrião):

Caminhando para o final de nossa conversa, agradeço à OPPSCIENCE pela inestimável colaboração neste conteúdo, desejando muito sucesso na propagação desta ferramenta. Deixo este espaço para suas considerações finais:

(Convidado):

Neste podcast, destaco como o SPECTRA está transformando o acesso aos dados. Ele centraliza todas as informações estruturadas ou não, criando uma interface uniformizada a todos os sistemas existentes. Estamos em conversas com as autoridades federais no Brasil e planejamos expandir globalmente. Nosso objetivo é automatizar as tarefas judiciais e aumentar a eficiência das investigações. Isso é: reduzir o tempo de gestos manuais até 60% e melhorando a resolução de casos! Muito obrigado pela oportunidade de poder compartilhar tudo isso aqui e até mais!

(Anfitrião):

Honoráveis Ouvintes! Este foi mais um episódio do Hextramuros! Sou Washington Clark dos Santos, seu anfitrião! No conteúdo de hoje, abordamos a plataforma SPECTRA - distribuída com exclusividade no Brasil pela INSPECT - conversando com Arnaud Besnier, Gerente de Vendas para a América Latina, na tradução e voz de Lúcia Shein, Vice-presidente de Marketing e Comunicações da OPPSCIENCE. Acesse www.hextramurospodcast.com! Pelos links de pesquisa, saiba mais sobre esta inovadora plataforma! Inscreva-se, avalie e compartilhe nosso propósito! Será um prazer ter a sua colaboração! Pela sua audiência, muito obrigado e até a próxima!

Show artwork for Hextramuros Podcast

About the Podcast

Hextramuros Podcast
Vozes conectando propósitos, valores e soluções.
Ambiente para narrativas, diálogos e entrevistas com operadores, pensadores e gestores de instituições de segurança pública, no intuito de estabelecer e/ou ampliar a conexão com os fornecedores de soluções, produtos e serviços direcionados à área.
Trata-se, também, de espaço em que este subscritor, lastreado na vivência profissional e experiência amealhada nas jornadas no serviço público, busca conduzir (re)encontros, promover ideias e construir cenários para a aproximação entre a academia, a indústria e as forças de segurança.

About your host

Profile picture for Washington Clark Santos

Washington Clark Santos

Produtor e Anfitrião.
Foi servidor público do estado de Minas Gerais entre 1984 e 1988, atuando como Soldado da Polícia Militar e Detetive da Polícia Civil.
Como Agente de Polícia Federal, foi lotado no Mato Grosso e em Minas Gerais, entre 1988 e 2005, ano em que tomou posse como Delegado de Polícia Federal, cargo no qual foi lotado em Mato Grosso - DELINST -, Distrito Federal - SEEC/ANP -, e MG.
Cedido ao Ministério da Justiça, foi Diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande/MS, de 2009 a 2011, Coordenador Geral de Inteligência Penitenciária, do Sistema Penitenciário Federal, de 2011 a 2013.
Atuou como Coordenador Geral de Tecnologia da Informação da PF, entre 2013 e 2015, ano em que retornou para a Superintendência Regional em Minas Gerais, se aposentando em fevereiro de 2016. No mesmo ano, iniciou jornada na Subsecretaria de Segurança Prisional, na SEAP/MG, onde permaneceu até janeiro de 2019, ano em que assumiu a Diretoria de Inteligência Penitenciária do DEPEN/MJSP. De novembro de 2020 a setembro de 2022, cumpriu missão na Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, no Ministério da Economia e, posteriormente, no Ministério do Trabalho e Previdência.
A partir de janeiro de 2023, atua na iniciativa privada, como consultor e assessor empresarial, nos segmentos de Inteligência, Segurança Pública e Tecnologia.